Educação de pessoas com deficiências: e-book gratuito apresenta cenários de pesquisa

21 de setembro é o Dia Nacional de Lutas das Pessoas com Deficiência

Neste dia 21 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional das Pessoas com Deficiência no Brasil, foi lançado um e-book gratuito ao fim do simpósio Deficiências e Trajetórias – implicações na e para a pesquisa acadêmica, promovido pela Faculdade de Educação (FE) da USP.

O material, publicado no Portal de Livros Abertos da USP e disponível aqui, compõe uma das atividades do grupo de estudos e pesquisa organizador do evento, composto de pesquisadores da USP e de outras regiões do Brasil, dentre elas, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A ferramenta foi pensada para auxiliar tanto profissionais da educação quanto figuras políticas que desejam construir medidas de preservação dos direitos sociais para pessoas com deficiências.

Clique aqui ou na imagem acima para abrir o e-book (em formato PDF): ‘Diferenças, Deficiências e Desigualdades’

O livro digital é dividido em três seções e envolve questões como dilemas das políticas educacionais direcionadas às pessoas com deficiência, contextos e cotidianos escolares e desafios e possibilidades no entrecruzamento da deficiência enquanto vivência pessoal e objeto de pesquisa. O material é composto de entrevistas realizadas no dia a dia de pessoas com deficiências.

Para uma das organizadoras do e-book e do evento, a professora Shirley Silva, da FE, “o e-book pode colaborar de forma mais ampliada com os profissionais da educação na medida em que o material pode trazer novos elementos para se compreender os cotidianos educacionais, que também são diversos e devem ser contextualizados”.