SESI/SENAI: ASSEMBLEIAS DEFENDEM DIREITOS E APROVAM EXTENSÃO DO ACORDO COLETIVO

Assembleias de professores e técnicos de ensino do Sesi e do Senai de São Paulo aprovaram hoje a renovação por mais um ano do seu acordo coletivo de trabalho com a manutenção de todas as suas cláusulas. 
 
“Os docentes do Sesi/Senai compreenderam a importância da defesa dos seus direitos neste ano difícil, não só pela situação econômica e de emprego no país, mas pelo noviciato da nova direção da Fiesp´, que ainda está tomando pé da gestão da instituição”, diz Celso Napolitano, presidente da Fepesp, que coordena a comissão de negociação dos sindicatos integrantes.
 
Cláusulas importantes, como a garantia semestral de salários (que equivale à garantia de emprego durante o semestre) e a estabilidade provisória para professores e técnicos de ensino em vias de aposentadoria também foram garantidas na negociação aprovada pelas assembleias.
 
A renovação do acordo coletivo inclui o reajuste de salários a partir de 1º de março, com a recuperação integral da defasagem inflacionária acumulada, pelo índice apurado pelo INPC de março de 2021 a fevereiro de 2022. “A inflação dispara e deve ultrapassar os 10% nesse período, por isso é muito significativa a defesa da reposição integral”, lembra Napolitano. “Menos da metade das categorias profissionais conseguiram repor a defasagem inflacionária nas campanhas deste ano”, segundo indica estudo recente do DIEESE, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. O reajuste também será aplicado aos valores de benefícios como Vale Refeição e Vale Alimentação. 
 
As assembleias foram realizadas pelos 24 sindicatos integrantes da Fepesp em todo o Estado de São Paulo, que conduzem a campanha salarial 2022 de forma integrada. 
 
Além da manutenção de todas as cláusulas do acordo, alguns itens serão atualizados, como a própria estabilidade provisória a trabalhadores em vias de aposentadoria, procedimentos para a homologações em casos de dispensa e gala ou luto pelo falecimento de sogros ou sogras.
 
O acordo ainda prevê que a implantação da reforma do Ensino Médio com a consequente redução e atribuição de aulas será acompanhada pela Fepesp e Sindicatos integrantes em reuniões já previstas com a direção de Educação do SESI.  Esse acompanhamento prevê também a discussão de possível ampliação da DPC (Discussão Pedagógica Coletiva) para todos os professores em 2022.
 
A decisão das assembleias será encaminhada aos representantes do Sesi e do Senai pela comissão de negociadores dos sindicatos, para a celebração do acordo coletivo de 2022.
 
Agora, cabe a todos fiscalizar o cumprimento dos direitos do acordo coletivo. A recomendação é ficar de olho na publicação do acordo e levar ao sindicato qualquer indicação de não-cumprimento de suas cláusulas!