ENSINO SUPERIOR: SINDICATOS IRÃO CONVOCAR ASSEMBLEIA EM INÍCIO DE NOVEMBRO

Longa campanha até se chegar a proposta possível de deliberação . Assembleia será virtual. Sindicatos preparam convocação.

Os sindicatos integrantes da Fepesp irão convocar, na próxima semana, assembleia de professores e de auxiliares de administração escolar para deliberar sobre proposta de renovação da sua convenção coletiva de trabalho. Nesta quinta-feira, 22/10, a Federação promoveu reunião estadual do seu Conselho de Entidades Sindicais (CONES) para discutir propostas formalizadas pelas mantenedoras de instituições de ensino superior privadas e encaminhar sua deliberação pelas categorias.

“Depois de um longo processo de negociação, que se estendeu também pelas limitações impostas pela pandemia, chegamos a um ponto em que os professores e os auxiliares devem ser chamados a discutir e deliberar suas opções”, diz Celso Napolitano, que coordena a comissão de negociação dos sindicatos.

As negociações para a renovação da convenção coletiva no Ensino Superior foram iniciadas em fevereiro. Além das restrições impostas pelo distanciamento social necessário ao enfrentamento do coronavírus, o patronal claramente se aproveitou da pandemia para reclamar de dificuldades e atrasar as negociações. Com a argumentação e insistência dos sindicatos, houve acordo pela manutenção inalterada de todas as cláusulas sociais da convenção, e de se ampliar a sua duração por dois anos, até fevereiro de 20122.

Os sindicatos estão agora em consulta para definição de data da assembleia. As assembleias serão virtuais, em todos os 25 sindicatos integrantes da Fepesp. A forma de participação e de envio de links serão informadas nos próximos dias.